Rio Vivo é apresentado no 23º Simpósio de Cafeicultura em Manhuaçu


8 abr/2022

 

Durante o 23º Simpósio de Cafeicultura, realizado nos dias 6 e 7 de abril, em Manhuaçu, a vice-presidente do CBH Manhuaçu, Flávia Dias, apresentou a Iniciativa Rio Vivo no stand dos Programas Hidroambientais.  O evento, este ano, contou com uma programação especial para as mulheres cafeicultoras e teve como objetivo apresentar aos produtores o que há de mais moderno em termos de tecnologia e campo.

Na oportunidade, Flávia distribuiu um panfleto contendo informações sobre a Iniciativa Rio Vivo e aproveitou para cadastrar produtores rurais e especialistas interessados em saber mais sobre o assunto. “Os produtores receberam a notícia com muita surpresa e satisfação. A produção de cafés especiais está intimamente relacionada à quantidade e qualidade da água, o que torna o programa de extrema necessidade e urgência”, destaca.

INICIATIVA RIO VIVO

A Iniciativa Rio Vivo – financiada com cobrança pelo uso da água, tem como referência os programas desenvolvidos pelos comitês: Programa de Controle das Atividades Geradoras de Sedimentos (P12), Programa de Recomposição de APPs e Nascentes (P52) e Programa de Expansão do Saneamento Rural (P42).

Ao todo, 71 municípios, dentre eles, Alto Jequitibá, Luisburgo, Manhuaçu, Manhumirim, Reduto e São João do Manhuaçu, que fazem parte do CBH Manhuaçu, serão contemplados com o programa. Somando todas as localidades contempladas, a iniciativa promoverá a recuperação de mais de 5 mil nascentes de córregos e ribeirões que desaguam nos afluentes do Rio Doce e cerca de 3.300 sistemas de esgotamento sanitário em propriedades rurais, por meio de fossas sépticas, TEvap e o Círculo de Bananeiras.